Dr. Plínio Kleinschmitt | Saiba tudo sobre as lentes dentais 3D

Saiba tudo sobre as lentes dentais 3D

Como funcionam as lentes dentais?

As lentes de contato dentais ou facetas de porcelana são recursos muito utilizados atualmente pelas pessoas que querem conquistar o sorriso dos sonhos de forma simples e rápida. Elas contribuem para aumentar a autoestima dos pacientes e possibilitam que eles se expressem de modo melhor e mais adequado.

As lentes dentais são muito utilizadas por pessoas insatisfeitas com o sorriso, mas também por jovens que buscam um alinhamento estético e um sorriso branco com um tratamento mais rápido, em vez de usar os tradicionais aparelhos ortodônticos ou clareamentos dentais. O tratamento é extremamente confortável e pode ser realizado e alguns casos sem anestesia.

Porém, o paciente deve saber como funciona o procedimento de aplicação da lente para que possa alinhar as suas expectativas com o que é oferecido pelo tratamento e o resultado final seja satisfatório. Neste artigo, vamos explicar como funcionam as lentes dentais e como elas são produzidas.

O que são e para que servem as lentes dentais?

As lentes dentais são facetas ou lâminas ultrafinas, confeccionadas em cerâmica (Porcelana), que são cimentadas aos dentes dos pacientes. Elas são responsáveis por modificar totalmente a cor, formato, tamanho e posição dos dentes. A  transformação é natural e não muda em nada a rotina das pessoas.

Essas lâminas podem ser usadas para corrigir uma série de imperfeições, como pequenas manchas, contornos inadequados, dentes escurecidos, com posição incorreta ou bordos fraturados. Elas também são indicadas para fechamentos de diastemas (o espaço entre os dentes) e alterações de formato dental.

Como as lentes dentais 3D são produzidas?

No início do processo, algumas fotos são retiradas do sorriso do paciente e em seguida é feito um planejamento digital para saber quais são as medidas ideais de cada um dos seus dentes. Depois disso são escolhidos os tamanhos e formatos desejados para os dentes. As lentes de contato são planejadas considerando a particularidade de cada caso de odontologia estética e as necessidades de cada paciente.

Em seguida, é realizado então um mockup, procedimento no qual lentes provisórias são colocadas na boca do cliente para visualizar como será o resultado final. Com o mockup aprovado, é feito o escaneamento e a produção das lentes de porcelana utilizando o CAD/CAM. O scanner bucal copia o dente, passando do real para o virtual. Esses dados são processados a partir das imagens tridimensionais obtidas e faz-se o desenho do dente no computador. Desse modo, é possível prever com precisão os ajustes de mordida e oclusão. Após esse processo, a fresadora (CAM) esculpe o dente desenhado em um bloco de porcelana, num processo de fabricação que leva, em média, oito minutos.

Quando cimentadas aos dentes naturais, as lentes formam uma camada sólida, forte e duradoura, chamada de "bloco único", que é praticamente impossível de se quebrar ou deixar soltar alguma lente. Por serem confeccionadas em porcelana, as lentes se mantém sem alteração de cor e forma.

Como fazer a manutenção das lentes dentais?

Quem usa lentes dentais pode levar uma vida normal e se alimentar sem qualquer restrição. Elas não mudam em nada a rotina das pessoas. A manutenção e higiene das lentes são iguais aos dos dentes naturais – o paciente deverá apenas fazer a escovação e passar o fio dental normalmente, comparecendo às consultas odontológicas periódicas. Como vimos, o processo de aplicação das lentes dentais é bastante simples, rápido e eficiente, e não requer muitos cuidados com a manutenção no dia a dia.

Gostou desse artigo? Ficou interessado em utilizar as lentes dentais? Entre em contato conosco e faça uma avaliação.

17/11/2021

Entre em contato e faça uma avaliação (49) 99903 4567

Whatsapp